You are currently viewing Eventos híbridos: entenda de uma vez por todas o que são e quais as vantagens de se organizar um!

Eventos híbridos: entenda de uma vez por todas o que são e quais as vantagens de se organizar um!

Um modelo de eventos que vem ganhando cada vez mais destaque no planejamento estratégico dos produtores é o evento híbrido, uma vez que ele permite mesclar a experiência presencial com os eventos digitais.

Grande parte desse destaque se dá por conta do distanciamento social que estamos tendo que adotar devido à pandemia e também pelo aumento do uso de plataformas digitais para realização de eventos que antes eram presenciais.

Se você quiser entender melhor o que é um evento híbrido e quais as vantagens de se organizar um, acompanhe esse artigo até o final!

O que são os eventos híbridos?

Antes de mais nada, vamos entender o que significa a palavra “híbrido”. Segundo as definições de Oxford Languages, híbrido significa:

que ou o que é composto de elementos diferentes, heteróclitos, disparatados.

Logo, um evento híbrido é aquele composto de dois formatos de evento diferentes: presencial e on-line.

Nesse tipo de evento, tanto alguns participantes quanto palestrantes podem estar presencialmente ou à distância, por meio do live streaming (transmissão ao vivo).

Existem alguns casos onde a participação de alguns palestrantes se dá por uma gravação de vídeo, mas é mais comum que as participações on-line sejam ao vivo e aconteçam no mesmo momento do evento presencial.

Quais as vantagens de se organizar um evento híbrido?

1 – É possível alcançar muito mais pessoas

Tendo a internet como sua aliada, não existem barreiras físicas para seu evento, e você poderá promovê-lo para outras cidades, estados e até países. Além disso, você não fica refém dos limites de capacitação do local para realização de um evento presencial e ainda respeitará as normas de aglomeração e distanciamento social.

2 – Os custos para realização do evento serão menores

Quando você adota um modelo de evento híbrido, custos relacionados à logística como transporte, hospedagem de palestrantes e alimentos e bebidas servidos no evento diminuem.

E como o evento híbrido não depende exclusivamente de um espaço físico, é possível utilizar uma estrutura um pouco mais em conta. Além disso, você necessitará de menos profissionais trabalhando de forma presencial no evento, o que também gera mais economia.

3 – O evento híbrido faz bem para o meio ambiente

Tendo em vista que menos pessoas participarão do evento presencialmente, isso impacta de forma sustentável no meio ambiente; com menos pessoas se deslocando no trânsito, temos menos emissão de carbono. Além disso, haverá uma menor produção de lixo no evento, o que também é muito bom e o meio ambiente agradece.

 

Se você chegou até aqui, certamente entendeu de uma vez por todas o que são eventos híbridos e quais são as vantagens de se organizar um.

Para complementar esse ensinamentos, temos um presente para você: se você quiser garantir mais controle do planejamento do seu evento, clique aqui e faça o download do nosso CHECKLIST PARA PRODUÇÃO DE EVENTOS.

Um dos grandes segredos de um bom evento é a sua gestão. Por isso, utilize essa planilha e tenha o acompanhamento de tudo que que está acontecendo no planejamento do seu evento.

Faça o download agora mesmo!